Exame clínico (revisão): Importante etapa do tratamento, pois permite o diagnóstico, o planejamento e o prognóstico do caso. O exame clínico começa no momento do primeiro contato visual com o paciente. É realizado um exame minucioso (anamnese) para coleta de dados sobre a pessoa e o quadro clínico, não apenas para auxiliar nos procedimentos, mas também passar confiança ao paciente.

Diagnóstico: O diagnóstico de qualquer lesão bucal é sustentada por três pilares: a semiotécnica (técnica que investiga sinais e sintomas que levam a indícios de um quadro clínico, tanto sinais objetivos durante o exame clínico quanto sintomas subjetivos relatados pelo paciente); o estabelecimento de possíveis diagnósticos diferenciais; e pode ser auxiliado por exames complementares (biópsias, radiografias, tomografias computadorizadas, imagem por ressonâncias magnéticas, ultrassonografias, exames laboratoriais, dentre outros).

Profilaxia: Limpeza dentária fundamental para manter a boca saudável e limpa, que se difere da limpeza diária por ser feita com materiais e produtos específicos dos consultórios odontológicos. O profissional higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa e detalhada.

Restaurações: Forma de tratar o dente afetado pela cárie, recuperando sua forma e sua função. O profissional remove a parte deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com um material de restauração, como ouro, porcelana, resina composta, entre outros. A técnica ajuda a prevenir uma deterioração posterior.